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Cara nova para o velho lar

A proximidade do verão muitas vezes faz surgir aquela vontade de repaginar a casa. Dar uma nova cara ao velho lar. Uma das principais alternativas – e das que sai mais em conta – para buscar essa mudança de ares é trocar a pintura. Mas aí vem aquela dúvida: como escolher a cor mais adequada? Para acertar a mão e não correr riscos de se arrepender depois é preciso levar em conta alguns fatores importantes antes de decidir, principalmente quando falamos da fachada e áreas externas.

A proximidade do verão muitas vezes faz surgir aquela vontade de repaginar a casa. Dar uma nova cara ao velho lar. Uma das principais alternativas – e das que sai mais em conta – para buscar essa mudança de ares é trocar a pintura. Mas aí vem aquela dúvida: como escolher a cor mais adequada? Para acertar a mão e não correr riscos de se arrepender depois é preciso levar em conta alguns fatores importantes antes de decidir, principalmente quando falamos da fachada e áreas externas.

O arquiteto e artista plástico Mauricio Aurvalle cita como exemplo a opção por uma cor escura ou clara. As cores escuras escondem mais a sujeira decorrente da chuva, da água do telhado e da poluição dos carros, facilitando a manutenção, mas, por outro lado, exigem uma maior quantidade de demãos de pintura para atingir um cobrimento completo e chegar a sua cor verdadeira. “Isto se traduz em custos com material e mão de obra. O que se aplica no caso futuro de se optar por trocar novamente de cor”, aponta.

O arquiteto e artista plástico Mauricio Aurvalle cita como exemplo a opção por uma cor escura ou clara. As cores escuras escondem mais a sujeira decorrente da chuva, da água do telhado e da poluição dos carros, facilitando a manutenção, mas, por outro lado, exigem uma maior quantidade de demãos de pintura para atingir um cobrimento completo e chegar a sua cor verdadeira. “Isto se traduz em custos com material e mão de obra. O que se aplica no caso futuro de se optar por trocar novamente de cor”, aponta.

Já as cores claras, embora mostrem muito a sujeira, são fáceis para a repintura após uma boa lavagem das fachadas. “A cor clara traz luz e contribui muito na sensação de leveza e alegria das edificações. Sem contar que, por possuírem menor quantidade de pigmentação na composição das cores, tornam-se mais baratas”, destaca Aurvalle do escritório de arquitetura Projetos & Projetos.

Já as cores claras, embora mostrem muito a sujeira, são fáceis para a repintura após uma boa lavagem das fachadas. “A cor clara traz luz e contribui muito na sensação de leveza e alegria das edificações. Sem contar que, por possuírem menor quantidade de pigmentação na composição das cores, tornam-se mais baratas”, destaca Aurvalle do escritório de arquitetura Projetos & Projetos.

Para o arquiteto também é importante observar que algumas cores escuras tendem a desbotar com o tempo – o que pode ser bom ou ruim dependendo do que você tem em mente. “Ruim porque dará uma sensação de casa antiga, mas isto também pode ser um efeito a favor se pensado que quanto mais cara de velha melhor vai ficar. Ou seja, pinta-se uma vez e depois nunca mais”, argumenta.

Para o arquiteto também é importante observar que algumas cores escuras tendem a desbotar com o tempo – o que pode ser bom ou ruim dependendo do que você tem em mente. “Ruim porque dará uma sensação de casa antiga, mas isto também pode ser um efeito a favor se pensado que quanto mais cara de velha melhor vai ficar. Ou seja, pinta-se uma vez e depois nunca mais”, argumenta.

Importante é ser feliz

Além de considerar as questões econômicas e de praticidade, o arquiteto Mauricio Aurvalle comenta que é preciso observar o contexto em volta. Olhar as cores predominantes dos vizinhos próximos e também dos mais afastados. “A escolha de cores muito berrantes quando os vizinhos não seguem a mesma linha é como ir vestido de branco em festa de traje preto: será sempre um ponto de referência, muito mais para o ruim do que para o bom”, brinca. Ele aconselha cuidado ainda com as chamadas “cores da moda”. “Corre-se o risco dela ficar muito marcada com o ano e causar a vontade de trocá-la no verão seguinte”, pondera.Mas se você é do tipo que gosta de cores chamativas ou daquelas que são o hit da estação, não se constranja.  “Seja como for, o importante é que os proprietários se identifiquem com a cor escolhida e tenham orgulho de mostrar a nova cor escolhida, afinal gosto é gosto”, comenta Aurvalle.

Além de considerar as questões econômicas e de praticidade, o arquiteto Mauricio Aurvalle comenta que é preciso observar o contexto em volta. Olhar as cores predominantes dos vizinhos próximos e também dos mais afastados. “A escolha de cores muito berrantes quando os vizinhos não seguem a mesma linha é como ir vestido de branco em festa de traje preto: será sempre um ponto de referência, muito mais para o ruim do que para o bom”, brinca. Ele aconselha cuidado ainda com as chamadas “cores da moda”. “Corre-se o risco dela ficar muito marcada com o ano e causar a vontade de trocá-la no verão seguinte”, pondera.Mas se você é do tipo que gosta de cores chamativas ou daquelas que são o hit da estação, não se constranja.  “Seja como for, o importante é que os proprietários se identifiquem com a cor escolhida e tenham orgulho de mostrar a nova cor escolhida, afinal gosto é gosto”, comenta Aurvalle.

Imagens do site www.sxc.hu

A beleza imponente do Viaduto Otávio Rocha

 Ao anunciar mais uma parada no giro que deu pelo Centro Histórico de Porto Alegre para a primeira temporada do programa Casas Gaúchas, o arquiteto Maurício Aurvalle não escondeu o entusiasmo: “Hoje tenho o prazer de falar de um dos locais que mais admiro na Capital: o Viaduto Otávio Rocha, também conhecido como Viaduto da Borges.”, derramou-se, elencando as razões para tamanha admiração. “Tenho grande paixão pela qualidade arquitetônica deste viaduto. Tem imponência, qualidade estética e eixos marcados que causam um impacto muito forte na memória de qualquer um que tenha contato com essa região”.

Ao anunciar mais uma parada no giro que deu pelo Centro Histórico de Porto Alegre para a primeira temporada do programa Casas Gaúchas, o arquiteto Maurício Aurvalle não escondeu o entusiasmo: “Hoje tenho o prazer de falar de um dos locais que mais admiro na Capital: o Viaduto Otávio Rocha, também conhecido como Viaduto da Borges.”, derramou-se, elencando as razões para tamanha admiração. “Tenho grande paixão pela qualidade arquitetônica deste viaduto. Tem imponência, qualidade estética e eixos marcados que causam um impacto muito forte na memória de qualquer um que tenha contato com essa região”.

O arquiteto destaca que a obra foi incluída no primeiro Plano Diretor de Porto Alegre, elaborado por volta de 1914. A intenção, aponta, era criar uma ligação da área central com a Zona Sul da Capital. O projeto dos engenheiros Manoel Barbosa Assumpção Itaqui e Duilio Bernardi recebeu a aprovação exigida em 1926, e, no ano seguinte, começaram as desapropriações necessárias. A estrutura acabou entregue à população em 1932. “Uma coisa muito bacana: é uma obra realizada em cerca de quatro anos. Hoje, vivemos uma época de Copa do Mundo, com várias obras espalhadas pela cidade, muitas delas sem nenhuma ideia de quando vão terminar. O viaduto é um bom exemplo de como fazer uma obra rápida. Isso há mais de cem anos”, elogiou.

O arquiteto destaca que a obra foi incluída no primeiro Plano Diretor de Porto Alegre, elaborado por volta de 1914. A intenção, aponta, era criar uma ligação da área central com a Zona Sul da Capital. O projeto dos engenheiros Manoel Barbosa Assumpção Itaqui e Duilio Bernardi recebeu a aprovação exigida em 1926, e, no ano seguinte, começaram as desapropriações necessárias. A estrutura acabou entregue à população em 1932. “Uma coisa muito bacana: é uma obra realizada em cerca de quatro anos. Hoje, vivemos uma época de Copa do Mundo, com várias obras espalhadas pela cidade, muitas delas sem nenhuma ideia de quando vão terminar. O viaduto é um bom exemplo de como fazer uma obra rápida. Isso há mais de cem anos”, elogiou.

Para Aurvalle, esse eixo da Avenida Borges de Medeiros é típica visão de um filme clássico de 1930, 1940. O Viaduto Otávio Rocha, explicou, foi construído em estrutura de concreto armado, com peças de concreto pré-moldado.

Para Aurvalle, esse eixo da Avenida Borges de Medeiros é típica visão de um filme clássico de 1930, 1940. O Viaduto Otávio Rocha, explicou, foi construído em estrutura de concreto armado, com peças de concreto pré-moldado.

“Ele foi revestido com pó de granito (mica), o que dá esta aparência de pedra esculpida. Uma linguagem muito sólida e característica da época. Sua beleza arquitetônica é muito forte”, avalia. Os degraus da chegada à Rua Duque de Caxias foram feitos a partir de blocos de granito. “São peças inteiras em granito apicoado, para não ter risco de escorregar. Temos ainda o piso das rampas laterais (feitas em patamares), composto de ladrilhos de concreto que formam um desenho tão típico e homogêneo nos seus quatro acessos”, prossegue.

“Ele foi revestido com pó de granito (mica), o que dá esta aparência de pedra esculpida. Uma linguagem muito sólida e característica da época. Sua beleza arquitetônica é muito forte”, avalia. Os degraus da chegada à Rua Duque de Caxias foram feitos a partir de blocos de granito. “São peças inteiras em granito apicoado, para não ter risco de escorregar. Temos ainda o piso das rampas laterais (feitas em patamares), composto de ladrilhos de concreto que formam um desenho tão típico e homogêneo nos seus quatro acessos”, prossegue.

Dando um charme, o toque final como o arquiteto define, se destacam ainda as luminárias de ferro. “A gente ainda consegue detectá-las em alguns pontos do Centro. Mas, aqui, é muito marcado. O viaduto é tombado, assim como os canteiros centrais com seus postes antigos. Ou seja, se tudo der certo e todos contribuírem, nos vamos levar essa construção por muito tempo ainda”, projeta, lembrando que, pelo que foi divulgado até o momento, o trecho que liga o Centro Histórico ao Estádio Beira-Rio vai se transformar em uma grande avenida festiva durante a Copa do Mundo.

Dando um charme, o toque final como o arquiteto define, se destacam ainda as luminárias de ferro. “A gente ainda consegue detectá-las em alguns pontos do Centro. Mas, aqui, é muito marcado. O viaduto é tombado, assim como os canteiros centrais com seus postes antigos. Ou seja, se tudo der certo e todos contribuírem, nos vamos levar essa construção por muito tempo ainda”, projeta, lembrando que, pelo que foi divulgado até o momento, o trecho que liga o Centro Histórico ao Estádio Beira-Rio vai se transformar em uma grande avenida festiva durante a Copa do Mundo.

Por fim, Aurvalle deixa um convite aos espectadores: “Caminhe por aqui e observe o viaduto com um olhar diferente. Lembre que essa estrutura toda era um morro, que foi escavado, aterrado e concretado para sua construção. E imagine isso sendo aberto há mais de 100 anos”, provoca.

Por fim, Aurvalle deixa um convite aos espectadores: “Caminhe por aqui e observe o viaduto com um olhar diferente. Lembre que essa estrutura toda era um morro, que foi escavado, aterrado e concretado para sua construção. E imagine isso sendo aberto há mais de 100 anos”, provoca.

Veja esta matéria no programa Casas Gaúchas:

Da cabeceira ao Louvre: curiosidades sobre o quadro Mona Lisa

Como já mencionado em um post anterior, o mestre Leonardo Da Vinci foi personagem de destaque na primeira temporada do programa Casas Gaúchas. Depois de explorar o período em que o gênio italiano trabalhou como mestre de cerimônias para o Duque de Milão, Lodovico Sforza, o arquiteto Mário Englert contou sobre a ida de Da Vinci da Itália para a França, e como o seu célebre quadro Mona Lisa acabou parando no Museu do Louvre. Uma história que começa em solo italiano e cruza a fronteira com o casamento de uma das filhas da nobre família Medici com o rei francês Francisco I. “Foi a última família para quem Leonardo trabalhou antes de morrer”, recorda.

Como já mencionado em um post anterior, o mestre Leonardo Da Vinci foi personagem de destaque na primeira temporada do programa Casas Gaúchas. Depois de explorar o período em que o gênio italiano trabalhou como mestre de cerimônias para o Duque de Milão, Lodovico Sforza, o arquiteto Mário Englert contou sobre a ida de Da Vinci da Itália para a França, e como o seu célebre quadro Mona Lisa acabou parando no Museu do Louvre. Uma história que começa em solo italiano e cruza a fronteira com o casamento de uma das filhas da nobre família Medici com o rei francês Francisco I. “Foi a última família para quem Leonardo trabalhou antes de morrer”, recorda.

O arquiteto conta que a jovem, como toda a moça que casava na época, foi morar na França por volta de 1516 levando consigo sua corte particular: amigas, damas de companhia, médico particular, cozinheiros e Leonardo Da Vinci, então aos 70 anos, que foi acompanhado pelo pupilo Francesco Melzi. “Ele foi ser novamente mestre de cerimônias, com a missão de organizar novamente todas as questões ligadas às liturgias das festas da corte francesa, dentro agora de um estilo italiano, marcado por todas as conquistas da família Medici”, comenta.

O arquiteto conta que a jovem, como toda a moça que casava na época, foi morar na França por volta de 1516 levando consigo sua corte particular: amigas, damas de companhia, médico particular, cozinheiros e Leonardo Da Vinci, então aos 70 anos, que foi acompanhado pelo pupilo Francesco Melzi. “Ele foi ser novamente mestre de cerimônias, com a missão de organizar novamente todas as questões ligadas às liturgias das festas da corte francesa, dentro agora de um estilo italiano, marcado por todas as conquistas da família Medici”, comenta.

Não demorou muito para Da Vinci ir morar em uma propriedade na cidade de Amboise, onde Francisco I também mantinha um castelo.  Proximidade esta que levou a um estreitamento da amizade entre os dois. “Já estive lá. Existe um túnel que sai por baixo da casa do Leonardo, passa sob as ruas da cidade e vai até o castelo. Era para ele poder estar no castelo sem morar no nele. Afinal, como ele não era nobre, não podia residir no local”, aponta.

Não demorou muito para Da Vinci ir morar em uma propriedade na cidade de Amboise, onde Francisco I também mantinha um castelo. Proximidade esta que levou a um estreitamento da amizade entre os dois. “Já estive lá. Existe um túnel que sai por baixo da casa do Leonardo, passa sob as ruas da cidade e vai até o castelo. Era para ele poder estar no castelo sem morar no nele. Afinal, como ele não era nobre, não podia residir no local”, aponta.

Mas e o que isso tem a ver com a Mona Lisa e o Louvre? Bom, Englert explica que, após alguns anos servindo o rei, Da Vinci acaba morrendo. “O rei, muito dadivoso, ficou preocupado com o companheiro de Da Vinci, pois este não teria mais rendas. Num gesto de bondade, resolveu comprar o acervo que Leonardo carregou consigo durante a vida toda. E no acervo estava o quadro da Mona Lisa”, conta.

Mas e o que isso tem a ver com a Mona Lisa e o Louvre? Bom, Englert explica que, após alguns anos servindo o rei, Da Vinci acaba morrendo. “O rei, muito dadivoso, ficou preocupado com o companheiro de Da Vinci, pois este não teria mais rendas. Num gesto de bondade, resolveu comprar o acervo que Leonardo carregou consigo durante a vida toda. E no acervo estava o quadro da Mona Lisa”, conta.

O arquiteto relembra ainda que o quadro durante muito tempo esteve exposto na parte de cima da cabeceira da cama de Leonardo Da Vinci. “Isso é fantástico. Cada vez que a gente vai ao Louvre e olha para a Mona Lisa, estamos indo na direção do quadro que Leonardo da Vinci escolheu para zelar pelo seu sonho. Lá está o quadro no Louvre a disposição para o nosso deleite. Diretamente da cabeceira da cama de Leonardo em Amboise para o acervo de quadros do rei da França.”, destaca.

Assim como Leonardo da Vinci escolheu Mona Lisa para a cabeceira de sua cama, cópias da pintura zelam o banho ou o trabalho de algumas pessoas

O arquiteto relembra ainda que o quadro durante muito tempo esteve exposto na parte de cima da cabeceira da cama de Leonardo Da Vinci. “Isso é fantástico. Cada vez que a gente vai ao Louvre e olha para a Mona Lisa, estamos indo na direção do quadro que Leonardo da Vinci escolheu para zelar pelo seu sonho. Lá está o quadro no Louvre a disposição para o nosso deleite. Diretamente da cabeceira da cama de Leonardo em Amboise para o acervo de quadros do rei da França.”, destaca.

O arquiteto relembra ainda que o quadro durante muito tempo esteve exposto na parte de cima da cabeceira da cama de Leonardo Da Vinci. “Isso é fantástico. Cada vez que a gente vai ao Louvre e olha para a Mona Lisa, estamos indo na direção do quadro que Leonardo da Vinci escolheu para zelar pelo seu sonho. Lá está o quadro no Louvre a disposição para o nosso deleite. Diretamente da cabeceira da cama de Leonardo em Amboise para o acervo de quadros do rei da França.”, destaca.

Dependendo do seu estilo, Mona Lisa pode estar no seu quarto em forma de adesivos na parede, luminárias ou almofadas

Uma praça cheia de histórias

Uma das mais antigas e tradicionais praças de Porto Alegre, a Praça XV de Novembro, foi outro ponto do Centro Histórico que mereceu destaque na primeira temporada do Programa Casas Gaúchas. O arquiteto Maurício Aurvalle esteve no local para contar um pouco da sua história, que se confunde com a daquela região da Capital. O espaço criado em 1811 chegou a se chamar Praça do Paraíso e Praça Conde D'Eu antes de receber o nome pelo qual hoje é conhecido por todos os porto-alegrenses em 1889. “As características que a história imprimiu ao lugar permitem entender como nós chegamos ao atual momento da praça, conseguem explicar o que nós temos hoje em dia”, comenta.

Uma das mais antigas e tradicionais praças de Porto Alegre, a Praça XV de Novembro, foi outro ponto do Centro Histórico que mereceu destaque na primeira temporada do Programa Casas Gaúchas. O arquiteto Maurício Aurvalle esteve no local para contar um pouco da sua história, que se confunde com a daquela região da Capital. O espaço criado em 1811 chegou a se chamar Praça do Paraíso e Praça Conde D’Eu antes de receber o nome pelo qual hoje é conhecido por todos os porto-alegrenses em 1889. “As características que a história imprimiu ao lugar permitem entender como nós chegamos ao atual momento da praça, conseguem explicar o que nós temos hoje em dia”, comenta.

O arquiteto lembra que em meados do Século XIX existia naquela área uma grande concentração de ambulantes. “Estamos muito perto do rio, do porto. Era neste local em que chegava tudo, desde as pessoas que vinham à cidade até as mercadorias”, indica. Aurvalle explica ainda que o trecho que compreende o Margs, o Santander Cultural e outras edificações importantes ao redor, era a chegada de Porto Alegre. “A praça está ao lado destes equipamentos. Neste período, já tínhamos ali os ambulantes, um início de comércio. Isso se manteve até a construção do primeiro mercado público, em 1844”, recorda.

O arquiteto lembra que em meados do Século XIX existia naquela área uma grande concentração de ambulantes. “Estamos muito perto do rio, do porto. Era neste local em que chegava tudo, desde as pessoas que vinham à cidade até as mercadorias”, indica. Aurvalle explica ainda que o trecho que compreende o Margs, o Santander Cultural e outras edificações importantes ao redor, era a chegada de Porto Alegre. “A praça está ao lado destes equipamentos. Neste período, já tínhamos ali os ambulantes, um início de comércio. Isso se manteve até a construção do primeiro mercado público, em 1844”, recorda.

Antes da construção do mercado, relembra o arquiteto, o local chegou até a abrigar um lixão. “Era uma terra de ninguém, onde não tinha vegetação, calçamento. Era uma estrutura muito precária, mas que já dava pistas do que este espaço se tornaria no futuro”, indica. A partir da criação do novo equipamento o comércio começou a se estabelecer de uma forma mais formal. “Com a construção da primeira parte do segundo Mercado Público, em 1869, a área começou a receber investimentos mais qualificados. Ganhou vegetação, calçamento”, destaca.

Antes da construção do mercado, relembra o arquiteto, o local chegou até a abrigar um lixão. “Era uma terra de ninguém, onde não tinha vegetação, calçamento. Era uma estrutura muito precária, mas que já dava pistas do que este espaço se tornaria no futuro”, indica. A partir da criação do novo equipamento o comércio começou a se estabelecer de uma forma mais formal. “Com a construção da primeira parte do segundo Mercado Público, em 1869, a área começou a receber investimentos mais qualificados. Ganhou vegetação, calçamento”, destaca.

Outro fato que muitos não sabem, é que, durante muito tempo, a área onde hoje fica o Largo Glênio Peres abrigou o Circo Universal, que ali funcionou em um barracão de madeira ate 1878. “O prédio que hoje ali existe foi o que sucedeu a primeira tentativa de montar um espaço para oferecer refrescos e alimentos, erguido em 1885. O espaço buscava entreter este centro tão importante que acabou se conformando na cidade”, aponta.

Outro fato que muitos não sabem, é que, durante muito tempo, a área onde hoje fica o Largo Glênio Peres abrigou o Circo Universal, que ali funcionou em um barracão de madeira ate 1878. “O prédio que hoje ali existe foi o que sucedeu a primeira tentativa de montar um espaço para oferecer refrescos e alimentos, erguido em 1885. O espaço buscava entreter este centro tão importante que acabou se conformando na cidade”, aponta.

Auvalle conta que o Chalé da Praça XV que hoje a gente conhece foi inaugurado em 1911. “Deixo um convite para que as pessoas visitem o Chalé. Observem o local com outro olhar. Seja para tomar um café ou para um happy hour. Venham curtir o nosso centro. Vale muito a pena”, convida.

Aurvalle conta que o Chalé da Praça XV que hoje a gente conhece foi inaugurado em 1911. “Deixo um convite para que as pessoas visitem o Chalé. Observem o local com outro olhar. Seja para tomar um café ou para um happy hour. Venham curtir o nosso centro. Vale muito a pena”, convida.

Da Vinci: do coelho ao guardanapo – a arte das boas maneiras

Considerado por muitos o grande gênio da humanidade, Leonardo da Vinci (1452-1519) foi personagem recorrente do quadro Curiosidades da Arquitetura exibido durante a primeira temporada do programa Casas Gaúchas. Responsável pela atração, o arquiteto Mario Englert confessa um fascínio pelo principal nome do movimento Renascentista. “Quero contar a história de Leonardo da Vinci e sua paixão pelas casas. Foi ele quem me ajudou a entender que casa pode ser algo bacana”, destaca.

Considerado por muitos o grande gênio da humanidade, Leonardo da Vinci (1452-1519) foi personagem recorrente do quadro Curiosidades da Arquitetura exibido durante a primeira temporada do programa Casas Gaúchas. Responsável pela atração, o arquiteto Mario Englert confessa um fascínio pelo principal nome do movimento Renascentista. “Quero contar a história de Leonardo da Vinci e sua paixão pelas casas. Foi ele quem me ajudou a entender que casa pode ser algo bacana”, destaca.

Muitos conhecem o lado cientista, engenheiro, inventor, ou pintor (entre outras tantas habilidades) do italiano autor de Mona Lisa e de A Última Ceia. Mas poucos sabem, aponta Englert, que o ofício que ele mais exerceu durante toda a sua vida foi o de mestre de cerimônias. A primeira pessoa importante para quem Da Vinci trabalhou foi o então Duque de Milão, Ludovico Sforza. “O que fazia o mestre de cerimônia? Ele cuidava da casa e das festas”, explica.

Muitos conhecem o lado cientista, engenheiro, inventor, ou pintor (entre outras tantas habilidades) do italiano autor de Mona Lisa e de A Última Ceia, mas poucos sabem, aponta Englert, que o oficio que ele mais exerceu durante toda a sua vida foi o de mestre de cerimônias. A primeira pessoa importante para quem Da Vinci trabalhou foi o então Duque de Milão, Ludovico Sforza. “O que fazia o mestre de cerimônia? Ele cuidava da casa e das festas”, explica.

O arquiteto lembra que os Sforza eram os próceres, os príncipes de Milão. Da Vinci tinha que preparar as festas e jantares, receber os potentados e organizar as cerimônias para aquilo para que senhor precisava, mesmo que o objetivo fosse matar um inimigo convidado para jantar. “Ele bolava tudo: onde botar a cadeira, como tirar o corpo rapidamente, que arma usar para não repingar sangue nos outros convidados, como fazer para ninguém notar o que estava acontecendo”, conta.

O arquiteto lembra que os Sforza eram os próceres, os príncipes de Milão. Da Vinci tinha que preparar as festas e jantares, receber os potentados e organizar as cerimônias para aquilo para que senhor precisava, mesmo que o objetivo fosse matar um inimigo convidado para jantar. “Ele bolava tudo: onde botar a cadeira, como tirar o corpo rapidamente, que arma usar para não repingar sangue nos outros convidados, como fazer para ninguém notar o que estava acontecendo”, conta.

O mestre de cerimônias organizava todos os detalhes de grandes banquetes, como na obra Feast in the House of Levi, do pintor Paolo Veronese

Inúmeras foram as invenções de Leonardo da Vinci. Uma delas, criada justamente para suprir uma necessidade constatada neste trabalho como mestre de cerimônias, foi o guardanapo. “Ele ficava louco vendo as pessoas comendo com as mãos, com as roupas caindo dentro da comida. Era uma imundice. Cuspiam um no prato do outro. Beliscavam a bunda da mulher que estava ali servindo”, diverte-se Englert.

Inúmeras foram suas invenções. Uma delas, criada justamente para suprir uma necessidade constatada neste trabalho como mestre de cerimônias, foi o guardanapo. “Ele ficava louco vendo as pessoas comendo com as mãos, com as roupas caindo dentro da comida. Era uma imundice. Cuspiam um no prato do outro. Beliscavam a bunda da mulher que estava ali servindo”, diverte-se Englert.

Foto: www.lolahome.com.br

E o arquiteto revela outra curiosidade sobre os hábitos de higiene daquele período. “Sabe como se limpava as mãos na época da corte do Conde de Sforza? Pegavam lindos coelhinhos, colocavam uma pequena coleira e amarravam um no pé de cada cadeira. Os coelhinhos ficavam ali brincando. Quando o convidado estava com as mãos imundas, pegava o coelho, passava a mão e limpava. Depois da festa, pegavam os bichos e colocavam para lavar. Pronto, os “guardanapos” estavam limpos para a próxima festa”, detalha.

E o arquiteto revela outra curiosidade sobre os hábitos de higiene daquele período. “Sabe como se limpava as mãos na época da corte do Conde de Sforza? Pegavam lindos coelhinhos, colocavam uma pequena coleira e amarravam um no pé de cada cadeira. Os coelhinhos ficavam ali brincando. Quando o convidado estava com as mãos imundas, pegava o coelho, passava a mão e limpava. Depois da festa, pegavam os bichos e colocavam para lavar. Pronto, os “guardanapos” estavam limpos para a próxima festa”, detalha.

Os coelhos não seriam nada práticos hoje em dia, mas eles ainda inspiram a decoração dos guardanapos, como a apresentadora Martha Stewart ensina em seu site www.marthastewart.com

Por vezes a gente não se dá conta, mas existem muitos tipos de guardanapos. “Olha que maravilha, o tamanho dele. Deve ter uns 40 anos. Feito de linho, para ser agradável quando a gente passa na boca, altamente absorventes. Esse são os guardanapos antigos, que eram feitos pelas nossas avós, com requintes maravilhosos. Os guardanapos podem ser grandes, podem ser muito grandes”, comenta Englert.  “Existia o guardanapo para comer (maior) e o guardanapo para coquetel (menor), usado quando serviam os drinques. Olha o que pode ser um conjunto de guardanapos. Tudo isso inventado pelo Leonardo”, enaltece. Por vezes a gente não se dá conta, mas existem muitos tipos de guardanapos. “Olha que maravilha, o tamanho dele. Deve ter uns 40 anos. Feito de linho, para ser agradável quando a gente passa na boca, altamente absorventes. Esse são os guardanapos antigos, que eram feitos pelas nossas avós, com requintes maravilhosos. Os guardanapos podem ser grandes, podem ser muito grandes”, comenta Englert.  “Existia o guardanapo para comer (maior) e o guardanapo para coquetel (menor), usado quando serviam os drinques. Olha o que pode ser um conjunto de guardanapos. Tudo isso inventado pelo Leonardo”, enaltece.

Indo pra frente, prossegue o arquiteto, chegamos aos guardanapos mais modernos. “Olha como a gente ficou muquirana. Bonito, limpa, mas o pano não é tão bom. Guardanapo é algo que se passa na boca”, critica. Englert adverte que as mulheres têm que ter o cuidado para não deixar a marca do batom. Por causa dele, diz, foram inventados os guardanapos de papel. Ele explica que, quando vai usar o guardanapo, uma mulher bem educada coloca dentro dele um guardanapo de papel. Assim, quando limpar a boca, primeira limpa no guardanapo de papel. “Ninguém merece lavar um guardanapo de pano com batom de mulher, porque é uma das coisas mais difíceis de fazer”, argumenta.

Indo pra frente, prossegue o arquiteto, chegamos aos guardanapos mais modernos. “Olha como a gente ficou muquirana. Bonito, limpa, mas o pano não é tão bom. Guardanapo é algo que se passa na boca”, critica. Englert adverte que as mulheres têm que ter o cuidado para não deixar a marca do batom. Por causa dele, diz, foram inventados os guardanapos de papel. Ele explica que, quando vai usar o guardanapo, uma mulher bem educada coloca dentro dele um guardanapo de papel. Assim, quando limpar a boca, primeira limpa no guardanapo de papel. “Ninguém merece lavar um guardanapo de pano com batom de mulher, porque é uma das coisas mais difíceis de fazer”, argumenta.

Fotos: www.amiciperamici.com.br, Erika_ppf e www.consumerreports.org

A cidade como ela é

No começo de julho, os porto-alegrenses foram surpreendidos com a notícia do incêndio no Mercado Público, o quarto desde sua inauguração em 3 de outubro de 1869. Apesar do susto, o estrago acabou sendo menor do que se imaginava inicialmente. Nesta semana, passados pouco mais de 30 dias do sinistro, parte das bancas do térreo voltam a abrir suas portas ao público.

Fotos: Claiton Dornelles/BBC Fotografias (www.bbcfotografias.com.br)

No começo de julho, os porto-alegrenses foram surpreendidos com a notícia do incêndio no Mercado Público, o quarto desde sua inauguração em 3 de outubro de 1869. Apesar do susto, o estrago acabou sendo menor do que se imaginava inicialmente. Nesta semana, passados pouco mais de 30 dias do sinistro, parte das bancas do térreo voltam a abrir suas portas ao público.

O prédio de grande importância histórica e cultural para o município foi um dos pontos de parada do arquiteto Maurício Aurvalle no seu giro pela região central de Porto Alegre durante a primeira temporada do programa Casas Gaúchas (veja o vídeo do programa).

O prédio de grande importância histórica e cultural para o município foi um dos pontos de parada do arquiteto Maurício Aurvalle no seu giro pela região central de Porto Alegre durante a primeira temporada do programa Casas Gaúchas (veja o vídeo do programa).

Em meados do século XIX, recorda o arquiteto, o espaço onde hoje fica o Mercado Público era uma área sem vegetação ou calçamento, nem edificações. O rio Guaíba ainda era um vizinho muito próximo, avançando sobre o espaço que atualmente é ocupado pelo Cais do Porto e pela Avenida Mauá, por exemplo. “Tudo começou com uma aglomeração de ambulantes, de comerciantes, que aos poucos foi dando força ao ponto como local para receber as mercadorias comercializadas na cidade”, explica Aurvalle.

Em meados do século XIX, recorda o arquiteto, o espaço onde hoje fica o Mercado Público era uma área sem vegetação ou calçamento, nem edificações. O rio Guaíba ainda era um vizinho muito próximo, avançando sobre o espaço que atualmente é ocupado pelo Cais do Porto e pela Avenida Mauá, por exemplo. “Tudo começou com uma aglomeração de ambulantes, de comerciantes, que aos poucos foi dando força ao ponto como local para receber as mercadorias comercializadas na cidade”, explica Aurvalle.

O Mercado Público teve sua pedra fundamental lançada em 29 de agosto de 1864, a partir de um projeto apresentado pelo arquiteto alemão Frederico Heydtmann, em 1961. Isso se deu após a constatação por parte da administração municipal de que o primeiro edifício do gênero – erguido onde hoje fica a Praça XV de Novembro – não comportava mais as necessidades da cidade. “Inicialmente, o prédio do Mercado contava somente com o primeiro pavimento – o primeiro piso e as torres localizadas nos quatro pontos da planta”, comenta o arquiteto.

Fotos Antigas Rio Grande do Sul (www.fb.com/fotosantigas)

O Mercado Público teve sua pedra fundamental lançada em 29 de agosto de 1864, a partir de um projeto apresentado pelo arquiteto alemão Frederico Heydtmann, em 1961. Isso se deu após a constatação por parte da administração municipal de que o primeiro edifício do gênero – erguido onde hoje fica a Praça XV de Novembro – não comportava mais as necessidades da cidade. “Inicialmente, o prédio do Mercado contava somente com o primeiro pavimento – o primeiro piso e as torres localizadas nos quatro pontos da planta”, comenta o arquiteto.

A edificação, diz Aurvalle, possui características neoclássicas, que podem ser observadas, por exemplo, na simetria da planta, com os eixos bem definidos. “É uma planta quadrada, de forma geométrica regular. Destaque também para a quantidade e a qualidade dos adornos. Não existe exagero. O que existe é uma marcação de fachada, de importância e qualidade estética agregada ao edifício”, analisa.

A edificação, diz Aurvalle, possui características neoclássicas, que podem ser observadas, por exemplo, na simetria da planta, com os eixos bem definidos. “É uma planta quadrada, de forma geométrica regular. Destaque também para a quantidade e a qualidade dos adornos. Não existe exagero. O que existe é uma marcação de fachada, de importância e qualidade estética agregada ao edifício”, analisa.

O arquiteto lembra que a área interior da construção já foi muito diferente do que se visualiza hoje. Após a conclusão das obras, em 1869, o prédio começou a receber investimentos em vegetação e pavimentação, formando uma espécie de jardim interno. “A partir desse momento, outros investimentos aconteceram e, mais para o final daquele século, ocorreu o surgimento dos primeiros chalés de comércio, feitos em madeira”, aponta.

O arquiteto lembra que a área interior da construção já foi muito diferente do que se visualiza hoje. Após a conclusão das obras, em 1869, o prédio começou a receber investimentos em vegetação e pavimentação, formando uma espécie de jardim interno. “A partir desse momento, outros investimentos aconteceram e, mais para o final daquele século, ocorreu o surgimento dos primeiros chalés de comércio, feitos em madeira”, aponta.

O Mercado Público que a gente conhece hoje em dia, recorda Aurvalle, quase deixou de existir após uma série de eventos trágicos, como a enchente de 1941 e os incêndios que se sucederam na década de 1970. Por volta de 1990 foi iniciada a obra de restauração, concluída sete anos mais tarde. O projeto foi premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil e Fundação Bienal de São Paulo na categoria Patrimônio Histórico da 3ª Bienal de Arquitetura. “Em toda a cidade que você for, procure visitar o mercado local. É lá onde vamos encontrar o que a cidade é realmente”, indica.

O Mercado Público que a gente conhece hoje em dia, recorda Aurvalle, quase deixou de existir após uma série de eventos trágicos, como a enchente de 1941 e os incêndios que se sucederam na década de 1970. Por volta de 1990 foi iniciada a obra de restauração, concluída sete anos mais tarde. O projeto foi premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil e Fundação Bienal de São Paulo na categoria Patrimônio Histórico da 3ª Bienal de Arquitetura. “Em toda a cidade que você for, procure visitar o mercado local. É lá onde vamos encontrar o que a cidade é realmente”, indica.

As várias facetas da Madame de Pompadour

Dentro das atrações do programa Casas Gaúchas, o arquiteto Mario Englert, da Projetos & Projetos, traz ao público uma pitada de história, arte e costumes no quadro Curiosidades da Arquitetura. Durante a primeira temporada do programa, uma personagem que mereceu destaque foi Madame de Pompadour, cortesã e amante do Rei Luís XV, que governou a França no Século XVII. Além de seus talentos na alcova, ela também ficou conhecida por seu lado empreendedor, sendo uma das grandes incentivadoras da produção de porcelanas no país.

Dentro das atrações do programa Casas Gaúchas, o arquiteto Mario Englert, da Projetos & Projetos, traz ao público uma pitada de história, arte e costumes no quadro Curiosidades da Arquitetura. Durante a primeira temporada do programa, uma personagem que mereceu destaque foi Madame de Pompadour, cortesã e amante do Rei Luís XV, que governou a França no Século XVII. Além de seus talentos na alcova, ela também ficou conhecida por seu lado empreendedor, sendo uma das grandes incentivadoras da produção de porcelanas no país.

Naquele período, lembra Mario Englert, a França estava envolvida em várias frentes de batalha, o que levou ao encarecimento e à escassez de diversos tipos de metais devido à necessidade de produzir armas. Até então, os reis estavam acostumados a beber e comer em pratos de ouro. Os nobres, comiam e bebiam em pratos e copos de prata. Enquanto o povo comum comia em pratos de lata.

Naquele período, lembra Mario Englert, a França estava envolvida em várias frentes de batalha, o que levou ao encarecimento e à escassez de diversos tipos de metais devido à necessidade de produzir armas. Até então, os reis estavam acostumados a beber e comer em pratos de ouro. Os nobres, comiam e bebiam em pratos e copos de prata. Enquanto o povo comum comia em pratos de lata. Muito viajada, Madame de Pompadour soube que na China estavam sendo produzidas lindas porcelanas. Então, resolveu “importar” artesãos chineses para que estes fizessem a louça para substituição dos pratos e talheres, pondo fim também ao hábito de comer com as mãos. Para produzir os copos, usou-se vidro. “Hoje, aquilo que a Madame de Pompadour idealizou no Século XVII movimenta fortunas”, destaca.

Muito viajada, Madame de Pompadour soube que na China estavam sendo produzidas lindas porcelanas. Então, resolveu “importar” artesãos chineses para que estes fizessem a louça para substituição dos pratos e talheres, pondo fim também ao hábito de comer com as mãos. Para produzir os copos, usou-se vidro. “Hoje, aquilo que a Madame de Pompadour idealizou no Século XVII movimenta fortunas”, destaca.

Muito viajada, Madame de Pompadour soube que na China estavam sendo produzidas lindas porcelanas. Então, resolveu “importar” artesãos chineses para que estes fizessem a louça para substituição dos pratos e talheres, pondo fim também ao hábito de comer com as mãos. Para produzir os copos, usou-se vidro. “Hoje, aquilo que a Madame de Pompadour idealizou no Século XVII movimenta fortunas”, destaca.

A partir deste resgate histórico, Mario Englert apresentou aos espectadores algumas peças características da época, como uma de porcelana Limoges, pintada à mão e com filigranas em ouro para ter a distinção necessária para substituir os pratos de ouro utilizados anteriormente. “A Limoges foi uma das fábricas criadas na França para atender as idiossincrasias da Madame de Pompadour e fazer a nobreza comer em pratos de porcelana, como nós todos comemos hoje”, explica.

A partir deste resgate histórico, Mario Englert apresentou aos espectadores algumas peças características da época, como uma de porcelana Limoges, pintada à mão e com filigranas em ouro para ter a distinção necessária para substituir os pratos de ouro utilizados anteriormente. “A Limoges foi uma das fábricas criadas na França para atender as idiossincrasias da Madame de Pompadou e fazer a nobreza comer em pratos de porcelana, como nós todos comemos hoje”, explica. Foi neste mesmo período que surgiram as primeiras ideias de copos de champagne. Os primeiros exemplares, criados no Século XVII, conforme Mario Englert mostrou ao público, eram pequenos e tinham a parte superior banhada a ouro. “As pessoas começavam a ter o hábito de beber, tanto que precisavam de copos. O ouro se justifica no fato da nobreza estar acostumada a beber colocando a boca em metais preciosos”, explica.

Foi neste mesmo período que surgiram as primeiras ideias de copos de champagne. Os primeiros exemplares, criados no Século XVII, conforme Mario Englert mostrou ao público, eram pequenos e tinham a parte superior banhada a ouro. “As pessoas começavam a ter o hábito de beber, tanto que precisavam de copos. O ouro se justifica no fato da nobreza estar acostumada a beber colocando a boca em metais preciosos”, explica.

Veja esta edição do programa Casas Gaúchas

Um passeio pelo Museu Júlio de Castilhos

Na temporada de estreia do programa Casas Gaúchas, o arquiteto Maurício Aurvalle, da Projetos & Projetos, fez uma incursão pelo Centro Histórico de Porto Alegre. “As pessoas deixaram de olhar com a atenção que merece essa área nobre da cidade”, comenta. Entre caminhadas por ruas que guardam boa parte da história da Capital, ele visitou o Museu Júlio de Castilhos, o mais antigo do Estado, com 110 anos, instalado em dois casarões da Rua Duque de Caxias. Foram tantas curiosidades redescobertas no local que a visita foi dividida em três edições do programa no mês de junho.

Na temporada de estreia do programa Casas Gaúchas, o arquiteto Maurício Aurvalle, da Projetos & Projetos, fez uma incursão pelo Centro Histórico de Porto Alegre. “As pessoas deixaram de olhar com a atenção que merece essa área nobre da cidade”, comenta. Entre caminhadas por ruas que guardam boa parte da história da Capital, Maurício visitou o Museu Júlio de Castilhos, o mais antigo do Estado, com 110 anos, instalado em dois casarões da Rua Duque de Caxias. Foram tantas curiosidades redescobertas no local que a visita foi dividida em três edições do programa no mês de junho.

O museu preserva um pouco da vida de Júlio de Castilhos, líder político e ex-presidente do Estado, morador do local entre 1898 e 1903. Gabriel Castello, responsável por acompanhar Maurício na visita, diz que a ideia é contar a história do Rio Grande do Sul através das peças que formam o acervo da instituição.

O museu preserva um pouco da vida de Júlio de Castilhos, líder político e ex-presidente do Estado, morador do local entre 1898 e 1903. Gabriel Castello, responsável por acompanhar Maurício na visita, diz que a ideia é contar a história do Rio Grande do Sul através das peças que formam o acervo da instituição.

Mas Castilhos não foi o primeiro morador do local. Quem construiu a casa foi um coronel da antiga Escola do Exército de Porto Alegre, chamado Augusto Santos Roxo. “Depois que o Júlio de Castilhos morre, em 1903, a casa acabou vendida pela família ao governo do Estado e, posteriormente, transformada no espaço que abriga o museu, a partir de 1905”, conta.

Mas Castilhos não foi o primeiro morador do local. Quem construiu a casa foi um coronel da antiga Escola do Exército de Porto Alegre, chamado Augusto Santos Roxo. “Depois que o Júlio de Castilhos morre, em 1903, a casa acabou vendida pela família ao governo do Estado e, posteriormente, transformada no espaço que abriga o museu, a partir de 1905”, conta.

O museu está dividido em duas casas. A primeira, vermelha, foi onde viveu Júlio de Castilhos. A amarela, ao lado, foi a que se tornou um anexo do museu após ser adquirida pelo governo estadual em 1980. “É possível perceber uma diferença arquitetônica entre as duas, já que uma casa foi construída em 1887 e a outra na segunda década do Século XX”, destaca.  Uma boa dica, diz Gabriel, é atravessar a rua e observar a fachada das duas casas. “De fora podemos perceber de forma bem marcada essa diferença arquitetônica entre as duas casas”, aponta.

O museu está dividido em duas casas. A primeira, vermelha, foi onde viveu Júlio de Castilhos. A amarela, ao lado, foi a que se tornou um anexo do museu após ser adquirida pelo governo estadual em 1980. “É possível perceber uma diferença arquitetônica entre as duas, já que uma casa foi construída em 1887 e a outra na segunda década do Século XX”, destaca.  Uma boa dica, diz Gabriel, é atravessar a rua e observar a fachada das duas casas. “De fora podemos perceber de forma bem marcada essa diferença arquitetônica entre as duas casas”, aponta.

Gabriel ressalta ainda que o acervo do museu é fixo, havendo algumas trocas com instituições parceiras para a realização de exposições. A primeira parada foi na chamada sala de exposição temporária, cujas peças são trocadas a cada seis meses. “Mas temos aquelas salas pelas quais o museu é mais conhecido, como a sala Júlio de Castilhos, a indígena, a que fala das missões e a farroupilha”, elenca.

Gabriel ressalta ainda que o acervo do museu é fixo, havendo algumas trocas com instituições parceiras para a realização de exposições. A primeira parada foi na chamada sala de exposição temporária, cujas peças são trocadas a cada seis meses. “Mas temos aquelas salas pelas quais o museu é mais conhecido, como a sala Júlio de Castilhos, a indígena, a que fala das missões e a farroupilha”, elenca.

A visita do arquiteto Maurício Aurvalle ao Museu Júlio de Castilhos seguiu pelo espaço que conta a história da guerra civil farroupilha. Conforme o guia Gabriel Castello, o espaço busca falar não só sobre a guerra em si, mas sobre os diversos fatos que marcaram esse grande acontecimento, com duração de 1835 a 1845. “Como o museu trabalha muito com a questão dos indícios da história, como os deixados pela produção humana, nós pegamos os objetos e através deles trabalhamos o contexto histórico”, explica.

A visita do arquiteto Maurício Aurvalle ao Museu Júlio de Castilhos seguiu pelo espaço que conta a história da guerra civil farroupilha. Conforme o guia Gabriel Castello, o espaço busca falar não só sobre a guerra em si, mas sobre os diversos fatos que marcaram esse grande acontecimento, com duração de 1835 a 1845. “Como o museu trabalha muito com a questão dos indícios da história, como os deixados pela produção humana, nós pegamos os objetos e através deles trabalhamos o contexto histórico”, explica.

Gabriel relembra que o começo do conflito se deu em função do elevado valor do imposto cobrado sobre o charque, que prejudicava economicamente os estancieiros do Sul e Oeste gaúcho, o que motivou um movimento de separação do Estado em relação ao resto do Brasil. “Tentamos através das exposições desconstruir essa questão, pois as pessoas geralmente acreditam que todo o Estado estava envolvido nessa disputa, mas apenas parte do Estado, mais aquele parte dos estancieiros que faziam fronteira com o Uruguai. Como o Uruguai tinha se tornado independente dez anos antes, houve essa influência”, contextualiza, lembrando ainda que a formação do estado gaúcho, desde a época da colonização, se deu na defesa do território fronteiriço do Brasil.

Gabriel relembra que o começo do conflito se deu em função do elevado valor do imposto cobrado sobre o charque, que prejudicava economicamente os estancieiros do Sul e Oeste gaúcho, o que motivou um movimento de separação do Estado em relação ao resto do Brasil. “Tentamos através das exposições desconstruir essa questão, pois as pessoas geralmente acreditam que todo o Estado estava envolvido nessa disputa, mas apenas parte do Estado, mais aquele parte dos estancieiros que faziam fronteira com o Uruguai. Como o Uruguai tinha se tornado independente dez anos antes, houve essa influência”, contextualiza, lembrando ainda que a formação do estado gaúcho, desde a época da colonização, se deu na defesa do território fronteiriço do Brasil.

Ao final da visita, Maurício ressaltou que essa volta ao passado permite entender algumas características marcantes da arquitetura aqui do Estado.  “É uma arquitetura muito militar, construções simétricas, com eixos bem definidos, apliques de adornos com muita moderação e proporções robustas, ou seja, uma arquitetura fortemente influenciada pelo momento histórico”, analisa.

Programa Casas Gaúchas

Quem gosta de arquitetura e decoração não pode deixar de assistir o programa Casas Gaúchas aos domingos, 18 horas, pelo Canal 20 da Net Cidade. Com a participação dos arquitetos da Projetos & Projetos Mario Englert e Maurício Aurvalle, o programa está no ar desde 3 de março de 2013, proporcionando um olhar todo especial de Porto Alegre. A primeira temporada do Casas Gaúchas encerrou em junho. Por isso, vamos relembrar aqui no Blog muitas dicas e assuntos já apresentados, enquanto nos preparamos para o início da segunda temporada, em agosto.

Quem gosta de arquitetura e decoração não pode deixar de assistir o programa Casas Gaúchas aos domingos, 18 horas, pelo Canal 20 da Net Cidade. Com a participação dos arquitetos da Projetos & Projetos Mario Englert e Maurício Aurvalle, o programa está no ar desde 3 de março de 2013, proporcionando um olhar todo especial de Porto Alegre. A primeira temporada do Casas Gaúchas encerrou em junho. Por isso, vamos relembrar aqui no Blog muitas dicas e assuntos já apresentados, enquanto nos preparamos para o início da segunda temporada, em agosto.

Sob o comando da apresentadora Carmen Achutti, a atração passeia pelos bairros da cidade, falando sobre história, arquitetura, decoração e gastronomia. Em dois quadros fixos do Casas Gaúchas, os arquitetos Mário Englert e Maurício Aurvalle apresentam curiosidades da arquitetura em geral e aspectos interessantes do patrimônio arquitetônico da Capital.Acompanhe nosso programa e amplie seu conhecimento para tornar sua casa ainda mais especial.

Os vídeos já exibidos na tevê estão disponíveis no site Feminissima TV.